domingo, 6 de março de 2011

O que e' que a banqueira islâmica tem?


Miss Raja

Seguindo com a apresentação de exemplos surpreendentes de mulheres no mercado ético islâmico de ações, hoje apresento Te Maimunah Raja, outra visionária construindo o que ela acredita ser um setor financeiro sustentável.

Te Maimunah Raja, e’ a chefe global dos Mercados Islâmicos na Bursa Malaysia, a bolsa da Malásia. Lá, ela é diretora do Islamitische Exchange, onde as ações que seguem as regras “sharia” são negociadas.

Como disse na postagem anterior, estes investimentos seguem os princípios da lei islâmica (Sharia) e sua aplicação prática através do desenvolvimento da economia islâmica. Sharia proíbe o pagamento ou a aceitação das taxas de juro dos empréstimos de dinheiro (Riba, usura), para termos específicos, bem como investir em empresas que fornecem bens ou serviços considerados contrários aos seus princípios (haram, proibido). Ativos Shariah-compliant atingiram US $ 400 bilhões em todo o mundo em 2009, de acordo com a Standard & Poor's Services, e o mercado potencial é de US $ 4 trilhões. Irã, Arábia Saudita e Malásia são os principais ativos sharia conformes.

Radja Te construiu sua carreira profissional como uma especialista em bancos de investimentos convencionais e tem dezoito anos de experiência no setor financeiro. Antes de trabalhar na Bursa Malaysia, foi diretora corporativa e principal líder da área de Negócios Internacionais e Finanças da Casa Kuwait (Malásia), onde foi responsável pela expansão regional e pelo estabelecimento de escritórios em Cingapura e na Austrália.

Ela trabalhava para bancos de investimentos antes de sua atual posição no banco islâmico na Malásia e no Oriente Médio. Sobre essa transição, ela diz: "Posso ver a ascensão do sistema bancário islâmico, e eu queria escrever esta história". Esta decisão a levou à sua nomeação como chefe de mercados globais islâmicos da Malásia.

Raja Maimunah normalmente não usa véu. Ela faz uma única exceção, caso se reúna com os estudiosos da sharia, quando ela então usa um lenço na cabeça. Por seu caráter liberal, Maimunah lentamente mudou os limites e as tradições do mundo islâmico.

Ela tem um grau de bacharel e titulo “honoris causa” da Universidade de East London.

Vamos criar as nossas regras "sharia" brasileiras e mudar o nosso sistema financeiro? Se a história do mundo islâmico se repetir, vamos precisar de muitas mulheres para isto...


Nenhum comentário:

Postar um comentário