sábado, 25 de junho de 2011

1 de julho ! E’ o prazo para você dizer que energia você quer ter!



por Nelmara Arbex

Se não falarmos nada nosso dinheiro vai ser investido em mais energia poluente!

Em matéria de hoje no site do Estadão estão comentários sobre o Plano Decenal de Energia Elétrica (veja texto integral neste link) que está aberto para consulta pública ate' o dia 01 de julho.

Nesta matéria, Renne Pereira, explica que usinas como Belo Monte mudarão o funcionamento de outras usinas. Por exemplo, as usinas do sul e sudeste deverão economizar mais água para suprir o funcionamento que Belo Monte não conseguirá suprir na época de seca no Norte. E que os lagos das hidroelétricas ficarão mais secos que o normal depois de Belo Monte.

Pensei a mesma coisa que você deve estar pensando agora...: “ Depois de tanta polêmica e problemas, a usina de Belo Monte ainda vai causar outros problemas de energia?!”

Mas a parte mais interessante do artigo ainda está por vir. Ele diz que “especialistas”, como o consultor Jose Rosenblatt, dizem que a matriz de energia brasileira terá que ser completada com energia térmica para ficar mais robusta. Sabe o leitor o que significa “energia térmica” neste caso? Significa energia gerada por gás, diesel, carvão ou nuclear. Nada de energia verde ou limpa. Ele esta’ sugerindo usar formas de gerar energia como nos anos 50!

Quem será que pagam estes consultores?

Porque eles não usam seus talentos para fazerem as contas de quanta energia limpa precisamos gerar para não depender mais da suja?

Não deixe este papo passar a limpo! Informe-se! Envie emails! Vamos pedir mais energia eólica
, solar, das marés e tudo o mais que pudermos investir – do nosso suado dinheiro- em
gerar energia limpa!

Diz o documento oficial:

Art. 2o As contribuições dos agentes interessados para o aprimoramento da proposta, de

que trata o art. 1o, serão recebidas pelo Ministério de Minas e Energia até o dia 1o de julho de 2011, por meio do correio eletrônico pde2020@mme.gov.br ou para o endereço: PDE 2020 Consulta Pública - SPE/MME - Esplanada dos Ministérios, Bloco “U”, 5o andar, CEP 70065-900, Brasília-DF.

Um comentário:

  1. Greenpeace Brasil29 de junho de 2011 23:22

    do Greenpeace Brasil

    Prezada Nelmara; o Greenpeace Brasil acredita que o PDE divulgado pelo Governo representa uma aposta no passado e em um futuro com muita fumaça. Não participaremos formalmente da consulta pública, que dá última vez não incorporou qualquer sugestão da sociedade civil. Mais informações no nosso blog e na matéria http://www.greenpeace.org/brasil/pt/Blog/um-amor-de-fumaa/blog/35166

    abs
    time de clima e energia - greenpeace brasil

    --
    Um abraço,
    Cristina Queiroz
    Assistente de Relacionamento
    Greenpeace Brasil
    www.greenpeace.org.br
    Fone:11-3035-1151 / 11-30351159
    Atendimento de 2ª à 6ª f. das 9 às 18h
    Você pode fazer algo. Juntos faremos mais

    ResponderExcluir