segunda-feira, 1 de março de 2010

Jantar e sustentabilidade

por Nelmara Arbex

Depois de uma reunião com gente experiente de organizações internacionais que trabalham no campo da sustentabilidade, para a qual estava convidada, fomos eu e os respeitados colegas jantar juntos.

Papos interessantes depois de um bom dia de discussões sobre os desafios atuais e futuros nesse campo, e o papel de organizações como as nossas.

No cardápio do restaurante, havia 3 opções: carne de vaca, peixe e prato vegetariano. Depois de meia hora recheando nosso tempo com conversas cheias de curiosidades pessoais, chegam nossos pedidos. E, para minha surpresa, 80% dos pratos eram a carne de vaca!

Ninguém precisa ser um especialista em sustentabilidade para saber que a carne de vaca é a proteína de maior impacto planetário. Para produzir cada quilo de carne são necessários de 20 mil a 30 mil litros de água (e somente 150 litros para um quilo de trigo!), além de inúmeros outros impactos ambientais pesados (para saber mais, clique aqui). Mas nesse dia vi como a consciência pode sucumbir diante de um bife! Rapidamente o bife no cardápio não tem conexões planetárias, mas se conecta somente com o desejo gastronômico “quase espiritual” de algo sem história terrestre.

Mas tenho certeza de que as escolhas gastronômicas desse dia foram somente uma exceção no cotidiano de gente tão antenada…

Nenhum comentário:

Postar um comentário