sábado, 6 de março de 2010

Plastiki – poluição oceânica


por Nelmara Arbex

“Não aguento mais a mídia falar sobre as catástrofes que estamos provocando, precisamos de soluções! E a bordo deste barco há muitas!”. Assim fala o líder do projeto Plastiki, o milionário David Rothschild, para o repórter do jornal semanal alemão Die Zeit de hoje. Plastiki é um catamarã feito de 12.500 garrafas de PET. Esse barco viajou de São Francisco (EUA) até Sidney.

Na tripulação de seis pessoas, estão um especialista em construção sustentável de barcos e a capitã, uma inglesa de 30 anos - Jo Royle. Um dos focos deste projeto é chamar atenção para a Eastern Garbage Patch, uma ilha de lixo do tamanho do continente centro-europeu no meio do Oceano Pacífico. Em geral, o tema é a poluição oceânica, também apresentada recentemente no filme Plastic Planet.

As soluções sobre as quais fala Mr. Rothschild são, por exemplo, a utilização de cola marítima feita a base de castanha de caju e açúcar, as baterias solares do barco, que são super leves, entre outras novidades.

Está nos planos do ativista bolar uma ação coordenada global envolvendo Google, MySpace e Facebook. Bem pensado! Mas temos pressa, não? Vamos ter esperar a viagem acabar?

A viagem do Plastik pode ser acompanhada pelo web site do projeto.

Um comentário: