terça-feira, 17 de agosto de 2010

O Brasil queima, ...e dai?




por Nelmara Arbex

Assisto impressionada aos noticiarios sobre as queimadas e incendios que se espalham por todo o Brasil, do Tocantins ao Para, de Manaus ao Rio. Somente nos ultimos dias - ontem e hoje- as noticias sao sobre os mais de 5 mil focos de incendio no Para, sobre os parques nacionais em chamas descontroladas no Rio e em Goias, sobre o fato de que Manaus esta com os aeroportos fechados por causa da fumaca, sobre a cidade de Macelandia totalmente destruida pelo fogo ... e assim poderia continuar com uma lista enorme de catastrofes causadas principalmente pela acao do homem ignorante, num momento climatico com umidade do ar inferior ao deserto do Sahara.

Estas catastrofes brasileiras - e planetaria - sao maiores em area e dimensoes do que as que assistimos na Europa nos ultimos meses na Italia, Grecia ou Espanha e comparaveis `a da Russia neste momento, onde mais de 120 cidades foram destruidas pelo fogo (provavelmente nao causado por acao humana) no ultimo mes, enfrentando temperaturas acima de 40 graus e a mesma baixa umidade no ar que estamos enfrentando nestas regioes do Brasil.

Na Europa e na Russia estas catastrofes foram tratadas como tal, com pronunciamentos diarios do presidentes/primeiros ministros dos paises e seus gabinetes, com boletins diarios dos resultados obtidos a cada dia e dos problemas enfrentados, assim como fazem pedidos desesperados de ajuda para outros paises. Ontem o presidente russo pediu publicamente ajuda aos milionarios daquele pais para organizar recursos para conter os incendios devastadores.

O crime-catastrofe brasileiro passa pelos noticiarios em segundo plano. Nao ha' presidente ou ministro se colocando publicamente como um lider a frente da batalha de controlar o fogo, seus causadores, e a destruicao que estamos assistindo. Ninguem tem em suas atribuicoes de ministro ou presidente a responsabilidade de proteger este nosso patrimonio de acoes criminosas ou climaticas. Como se nada valhesse ou afetasse.

Nada. Absurdo silencio em terra de espectadores mudos.
Nos acostumamos a ver a nossa terra e parques e florestas queimar?
Ou sera o tema quente demais para o Presidente Lula? E para os candidatos?

Afinal, quem se importa mesmo se nosso patrimonio queima longe dos nossos olhos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário