domingo, 10 de abril de 2011

Com que vamos temperar aquele peixinho do mar?



por Nelmara Arbex

Um grupo de cientistas e curiosos resolveu investigar quanto material plástico esta’ mesmo esparramado pelos oceanos e nossas belas praias e quanto deveríamos ficar preocupados. Este trabalho foi resumido neste programa de TV.

Claro que em tempo como os nossos logo pensamos que a noticia vai ser ruim, já’ que de alguma forma temos a sensação de que já poluímos tudo.

Isto mesmo. Coletando areia de praias do equador aos pólos descobriram que misturado na areia, como se fossem grãozinhos, estão – sempre, sem exceção –micro partículas de plástico. Plástico com o tempo vai se “quebrando”, o que significa que com o tempo vai se transformando em pedaços bem pequenininhos. Mas na verdade hoje sabemos que estes pedaços jamais se integrarão `a natureza e assim devem ser considerados como micro lixo.

Se a areia esta assim, como esta’ a água? E os animais?

A água esta do mesmo jeito ou pior. Num artigo anterior neste blog acompanhei a denúncia de que ha’ um ilha de plástico no meio do Oceano Pacífico do tamanho da Alemanha. Parte da missão do barco Plastiki era de denunciar este absurdo. Mas a coisa vai bem além disto, animais marinhos e não-marinhos (como aves aquáticas por exemplo) estão se alimentando do plástico, morrendo por causa disso ou, talvez pior, não morrem mas chegam`a nossas mesas cheias de micro plástico em seus tecidos "bem temperados". Outra descoberta e’ de que alguns animais se desenvolvem somente em um gênero (macho ou fêmea) porque a molécula do plástico reage com suas químicas imitando moléculas de hormônios.

A maior sacada do trabalho destes grupos e’ a conclusão: não seria tão difícil assim não deixar o plásticos chegar aos oceanos! O que precisamos seria deixar de produzí-lo para itens desnecessários (se e’ desnecessário, porque mesmo estamos produzindo...?) e mante-los sempre no ciclo das coletas de lixo e longe do caminho das chuvas e rios, que desembocam no mar.

O plástico, ainda em grandes pedaços, e' facílimos de coletar!

Que bom!

E pense nisso quando pensar que o saquinho do mercado e’ só mais um. O plástico que acompanha ou são bens de consumo são considerados hoje a segunda maior contaminação química do planeta (aparentemente perdem para a contaminação das nossas químicas cotidianas e industriais) e não devem ter futuro.

O material plástico e’ considerado a maior descoberta da nossa civilização, junto com outras grandes sacadas, como o motor elétrico, por exemplo. Sem material plástico ha’ muitos confortos que não teríamos, como a condução da energia elétrica, pelos fios e cabos encapados por material plástico e as capas de chuva. Assim como se tornou material milagroso em alguns procedimentos médicos. Mas também, marca da nossa época, exageramos na produção e no consumo e criamos uma bomba.

Não tem muito mais o que dizer, esta atitude sustentável esta’ fácil: Evite o “plástico cotidiano” com toda a convicção que você possa fazê-lo! E meia-batalha estara’ ganha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário