sexta-feira, 22 de abril de 2011

Videozinho de Harvard para a sua Pascoa!





por Nelmara Arbex

Passei mais uma semana envolvida em discussões e planos sobre: o futuro das medidas dos impactos dos negócios O que medir, como e para que?

Tema antigo e cheio de armadilhas. De fato sabemos que empresas são as mais transparentes das organizações ja' criadas, apesar de todas as críticas. Mas apesar de medirem muito, não monitoram necessariamente os aspectos mais críticos de suas operações, e/ou não usam os dados que tem para tomar decisões criticas nos negócios. Nem nos cidadãos os usamos.

O que fazer?

Ajudaria se transformássemos todos os impactos – como a poluição ou o desaparecimento de uma espécie – em um valor financeiro?

Hum... depende. Esta é uma forma muito prática mas muito restrita. Combina com nosso jeito de pensar e como nossa cabeça funciona, mas na verdade tem limitações sérias que precisam ser cuidadosamente analisadas.
Sobre estes pontos falei no final do ano passado aos estudantes de Harvard, que gravaram parte do papo num video curtinho. Se quiser saber mais de uma olhada neste link.

Saio de ferias por duas semanas. Se ficar com saudades, de uma olhada neste videozinho, que tem la' a sua graça...ahahah!


Boa Pascoa!





Um comentário:

  1. Penso sempre nesta questão de valorar e fico muito na dúvida. O que acho é que estamos convidando a empresa a olhar mais além de seus muros e a se comprometer com um projeto compartilhado de futuro. Quando nos esforçamos tanto para quantificar monetariamente ou quando argumentamos que a empresa deve compartilhar o projeto de futuro porque senão ela própria não terá futuro, estamos voltando a seus objetivos internos. Estamos deixando de olhar para fora para fechar de novo, ou seja, sendo reformistas e não efetivamente indo além do que hoje somos.

    ResponderExcluir