segunda-feira, 5 de abril de 2010

Espécie alienígena

por Nelmara Arbex

Os governos de 8 estados americanos, o Exército Americano, a Suprema Corte e o governo canadense se juntaram contra um peixe: a carpa asiática.

A espécie foi introduzida no sul dos EUA nos anos 70 para limpar tanques em fazendas de peixes. Então, as carpas começaram a migrar para a região do Mississipi. Assim foram subindo, comendo toneladas de algas e destruindo vegetação e vida aquática de regiões importantes, até que recentemente foram detectadas nos Grandes Lagos, o maior lago potável do planeta.

Ninguém sabe como acabar com elas. Uma das alternativas seria desconectar totalmente a bacia do Mississipi da dos Grandes Lagos. Toda e qualquer decisão dessa magnitude tem consequências econômicas imensas, que estão sendo ponderadas. Temos tempo para isso?

Ambientalistas dizem que os Grandes Lagos já convivem com cerca de 180 espécies invasoras e lixo tóxico. Se algo não for feito rapidamente, a região terá sua fauna destruída rapidamente.

Quem diria que as carpas iriam tão longe?

Essa história me lembra uma notícia sobre a identificação de traços de milho geneticamente manipulado em salgadinhos franceses. Depois de muito procurar, descobriram que a plantação de onde o milho procedia estava a cerca de 50 km de outra de transgênicos. Quando entrevistados sobre como a “transferência” aconteceu, os produtores disseram: “Seguimos a regulamentação. Na verdade, aumentamos a distância dos campos 5 vezes mais do que é obrigatório por lei, como poderíamos imaginar que o gene do milho modificado iria tão longe?”

Eu poderia ter imaginado… Você não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário