Os pneus consomem 20% da energia de que um carro precisa para se movimentar. Eles têm que oferecer atrito para que o carro tenha aderência ao chão, mas, ao fazer isso, perde-se a energia do movimento em forma de calor. Todo mundo já pôs a mão num pneu quentinho depois de um tempo de estrada.
A produtora de pneus Michelin calculou que 4 % das emissões de CO2 são provocadas por essa resistência que os pneus oferecem. Assim, os designers de pneus estão agora pensando em como podem reduzir essas emissões.
Um bilhão de pneus são produzidos no mundo por ano. Um pneu moderno contém cerca de 30 materiais diferentes para promover a desejada adesão.
Atualmente vários fabricantes de carros – como Toyota, Ford e Chevrolet - anunciam que seus modelos 2010/2011 já serão equipados com pneus mais modernos, que reduzirão o consumo de energia.
Ingredientes culinários, nanopartículas e biopolímeros estão na lista dos materiais em teste. Um produtor de carros japonês já está fazendo propaganda de seus carros, que são feitos com óleo de laranja e têm 80% dos seus ingredientes oriundos de outras fontes que não petróleo. Até a Porsche está pensando em usá-los.
Olha só!
Não precisamos de “Kyotos” pra redefinir tudo. Precisamos de especialistas inovadores querendo conquistar um consumidor que tem muito para escolher.
Estas informações foram publicadas em The Economist Technology Quarterly, março de 2010)
A produtora de pneus Michelin calculou que 4 % das emissões de CO2 são provocadas por essa resistência que os pneus oferecem. Assim, os designers de pneus estão agora pensando em como podem reduzir essas emissões.
Um bilhão de pneus são produzidos no mundo por ano. Um pneu moderno contém cerca de 30 materiais diferentes para promover a desejada adesão.
Atualmente vários fabricantes de carros – como Toyota, Ford e Chevrolet - anunciam que seus modelos 2010/2011 já serão equipados com pneus mais modernos, que reduzirão o consumo de energia.
Ingredientes culinários, nanopartículas e biopolímeros estão na lista dos materiais em teste. Um produtor de carros japonês já está fazendo propaganda de seus carros, que são feitos com óleo de laranja e têm 80% dos seus ingredientes oriundos de outras fontes que não petróleo. Até a Porsche está pensando em usá-los.
Olha só!
Não precisamos de “Kyotos” pra redefinir tudo. Precisamos de especialistas inovadores querendo conquistar um consumidor que tem muito para escolher.
Estas informações foram publicadas em The Economist Technology Quarterly, março de 2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário