segunda-feira, 10 de maio de 2010

Visao do Futuro - sustentabilidade

imagem tirada do site Top Trends

por Nelmara Arbex

Passei os últimos 5 meses discutindo e lendo sobre quais são as novas tendências no campo da sustentabilidade e como estas tendências afetam e afetarão as empresas.

Para isto, li dezenas de documentos sobre a “visão do futuro” no campo da sustentabilidade, artigos, pesquisas, entrevistas, documentos empresariais, de consultorias globais, de incubadoras, de agências reguladoras, de gente criativa e de gente conservadora.

Impressionante como a sustentabilidade entrou – como tema- na agenda de tantas organizações diferentes. Também impressionante reconhecer a resistência intrínseca do sistema de desenvolvimento que criamos a mudanças essenciais, ainda que muita gente boa já esteja com a cabeça nos protótipos dos modelos de negócios do futuro.

Uma peça fundamental no que vem por ai é, fácil de predizer, o formato que a tecnologia da informação e comunicação vão ter. Uma incógnita é como a economia ilegal informal, como a dos conflitos, vendas de armas, tráfico de pessoas e guerras, vai entrar nesta agenda.

Parte deste trabalho foi resumido por mim e por John Elkington na publicação The Transparent Economy, com distribuição gratuita em inglês a partir de 26 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário