segunda-feira, 31 de maio de 2010

Conferencia GRI - plenaria final - 2

Kumi Naidoo, presidente do Greenpeace Internacional, plenaria final

por Nelmara Arbex

Depois de Georg Kell do Global Compact, foi a vez de Kumi Naidoo - presidente do Greenpeace International- de fazer seus comentarios finais sobre sustentabilidade e o papel que medir e relatar pode e deve ter na proxima decada nas definicoes sobre modelos de negocios sustentaveis. Comecou dizendo: "Nem tudo o que se mede e' importante e nem tudo que e' importante sabemos medir". Falou sobre as parcerias que o Greenpeace tem com empresas - como a Coca-cola, para reducao de emissoes dos freezers distribuidos pela empresa- e disse que estas parcerias ainda nao sao suficientes. E' preciso criar o novo modelo de desenvolvimento e de negocios e ainda nao os criamos. Fez um apelo a todos para nao desistirem da agenda da sustentabilidade e lembrarem que estamos ainda no comeco desta batalha. Nao ha' outro planeta.

Angela Crooper, Diretora Executiva da UNEP, e braco direito de Achim Steiner, colocou foco nos pontos que nao tem destaque na agenda da sustentabilidade como o fato de que este sistema cria milionarios e tambem milhoes de pobres, de como a pobreza e' aceita como sistemica e natural. "Nos falhamos enquanto geracao, GDP e' o deus errado para orarmos". Ela tambem destacou o fato de nao sabemos avaliar o que realmente tem valor para a civilizacao humana.

Depois de anos trabalhando em areas ligadas a protecao dos recursos do planeta e contra a pobreza, ela pensa "o que estamos fazendo errado no campo dos projetos?". Ela acha que os projetos estao na direcao certa, e que precisamos nos engajar mais profundamente, mais persistentemente, mais corajosamente.

Finalizando a plenaria falou Mervyn King, pelo conselho da GRI. Ele comentou varios pontos altos das diversas sessoes que aconteceram durante a conferencia, especial destaque `as plenarias relacionadas com os temas das pequenas e medias empresas - algumas verdadeiramente emocionantes- e terminou relembrando os participantes que somos "transient caretakers" (zeladores passageiros) do planeta, alias titulo do seu ultimo livro. Questionou as pessoas sobre nossas atitudes diantes dos abusos que o planeta sofre "como voce reage se ve um adulto maltratando brutalmente uma crianca na sua frente? temos opcoes: ignorar e seguir nosso caminho, tentar interferir diretamente e parar aquele ato naquele momento, ou buscar ajuda e tentar garantir que aquilo nunca mais ocorra. Qual seria a sua escolha?" e depois continuou, "Assim tambem temos opcoes de como vamos agir em relacao ao planeta e `a sociedade. Como voce escolhe reagir ao que estamos vivenciando?"

E assim terminamos a conferencia internacional de
Amsterdam.

Com muito para pensar e fazer.




Teresa Fogelberg, Vice-presidente da GRI, encerrando a conferencia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário