segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Produtos nao-toxicos, candidatos?



por Nelmara Arbex

A maior revolucao industrial da historia acontecera no dia em que produtos considerados toxicos forem terminantemente proibidos de serem utilizados na fabricacao de todos os bens de consumo - do alimento ao cosmeticos, passando por produtos de limpeza a eletrodomesticos, roupas de cama-mesa-banho e moda. Nao deixando de fora materiais de construcao e quimicos agricolas.

Voce pensava que ja era assim? Se enganou!
Fontes internacionais dizem que a disseminacao de toxicos em nosso dia-a-dia esta fora de controle, em areas urbanas, rurais e florestais.

Muito foi feito nas ultimas decadas para alertar os consumidores sobre a quantidade de produtos toxicos que consumimos e levamos para dentro de casa sem sabermos. Estes produtos nao estao somente entrando fundo dentro de nossos corpos e nossas vidas, mais ainda estao empesteando os mares, rios e pontos longiguos do planeta.

Sobre isto trata de forma bacana um relatorio do Greenpeace, publicado no ultimo fevereiro com o titulo "Limpando nossas casas quimicas - mudando o mercado para produzir produtos nao-toxicos" (Cleaning up our chemical homes). Ha muito mais sobre isto em outras paginas do site como a campanha "For a free toxic future".

No relatorio estao analises de produtos que povoam nosso dia-a-dia: produtos de limpeza, moda infantil, televisores, colchoes, roupas de cama, brinquedos, tintas, celulares, e por ai vao.

Sera que nossas empresas brasileiras responsaveis tem peito para encarar esta? Estariam elas prontas para fazer uma revisao profunda das materias-primas de seus produtos e servicos e sair na frente desta mudanca tao necessaria? Faze-los biodegradaveis?

Mais do que na hora de colocarmos o tema na mesa do nosso pais de cada vez mais vorazes consumidores. Tema estrategico para consumidores, empresarios e candidatos.

E ai senhores candidatos? Vamos falar de produtos nao-toxicos? Ou vamos deixar este tema tambem para filhos e netos resolverem?


Nenhum comentário:

Postar um comentário