quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Semana agitada: Mar Sargasso, energia limpa e cara, parques oceanicos

imagem - Getty Image for The Time magazine

por Nelmara Arbex

Claro que não e’ coincidência.

No mesmo dia que encontrei na banca a maravilhosa capa da The Economist com a arara brasileira voando sobre a Amazônia (veja postagem anterior neste blog), com textos super-bem feitos sobre a situações das florestas e potenciais soluções, haviam ainda duas outras revistas internacionais formadoras de opinião com capas cheias de sustentabilidade: Na capa da Time uma chamada para a matéria “Meio-ambiente especial: Os oceanos – porque 70% do nosso planeta esta em perigo” e a famosa alemã Der Spiegel dedicou boa parte do últimomero para “ O caro sonho da energia limpa”.

Um dos focos da Time são os projetos se a vida de Sylvia Earle dedicada a vida nos oceanos. Ela tem uma proposta: criar áreas de preservação oceânicas como fizemos com as florestas. E ela tem uma grande esperança, o Mar de Sargasso e os Hope Spots.

O foco da Der Spiegel e’ a decisão do governo alemão de ter o ano de 2050 como meta para que todo o pais seja movido por energia eólica, solar, hidroelétrica e biomassa. Claro que a conclusão e’ que a conta e’ alta, mas pode ser mais barata se o modelo for muitas, pequenas e descentralizadas usinas.

Claro que não e’ coincidência. E’ que soluções para a questão ambiental e’ o tema do século.

A questão ambiental, as soluções que implementarmos – ou não- vão definir nossas vidas de uma forma que ainda nem podemos imaginar, onde vivemos, o que comemos, que doenças teremos. Não ha' nenhuma chance de não enfrentarmos isto. Melhor começarmos a encarar esta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário