terça-feira, 2 de novembro de 2010

Recado para D. Dilma


por Nelmara Arbex

Excelentíssima senhora eleita presidente do Brasil, parabéns pela sua eleição!

Como mulher, não pude deixar de admirar o fato de que uma mulher esteja liderando este país, como o The Independent tão felizmente celebrou - juntamente com a imprensa mundial.

Tenho certeza de que todos os brasileiros estão torcendo para que a senhora faça um excelente governo. Que consiga combater a corrupção como nenhum homem foi capaz de fazer, que consiga proteger a saúde e a segurança da mulher como nenhum homem foi capaz de fazer, que consiga controlar o comércio de armas, que consiga fazer da escola pública uma celebração do aprendizado como era na minha época... e tantas outras coisas tão básicas e tão necessárias que nenhum homem ainda conseguiu fazer.

Guardarei com cuidado seu emocionado e comprometido discurso inaugural. Sem dúvida um documento que comprova suas melhores intenções.

E numa contribuição para a história da humanidade, espero que consiga colocar nossas melhores cabeças pensantes juntas para bolarmos um modelo de desenvolvimento que não signifique necessário aumento do consumo, da destruição do planeta e das proteções sociais.

E se em algum momento a senhora tiver alguma dúvida do quanto isto e’ necessário, de uma olhada neste contador de impacto humano sobre o planeta. E me diga se a senhora ainda teria alguma dúvida que estamos correndo contra todos os limites se continuamos com o modelo atual de desenvolvimento, se tem alguma dúvida que estamos comprometendo nosso futuro.

Principalmente agora, que o Brasil esta' se consagrando campeão de crescimento com este modelo, no mínimo, ultrapassado e alarmantemente destruidor... que so’ pode ser encarado e modificado se o governo resolver liderar as mudanças necessárias neste sentido.

Que a senhora e os 10 partidos que a apoiaram tenham coragem para fazer deste um excelente governo.


2 comentários:

  1. Oi Nelmara,

    Gostaria de parabeniza-la pelo excelente comentario, bastante encorajador e otimista.

    Ernandes

    ResponderExcluir
  2. Olá Nelmara,
    Muito me cativam suas palavras. Quando pensamos em desenvolvimento, o que realmente significa pra nós esta palavra? Andei pensando sobre o assunto e cheguei à conclusão de que desenlvolver para nossa sociedade é "crescer economicamente" e ponto final. Ganhar mais dinheiro, aumentar as exportações, tratados econômicos de grandes proporções, produzir mais, etc. Os governos que tivemos prezam o crescimento econômico acima de qualquer outra coisa. Esquecemos que para crescer economicamente é necessário educar-nos para tal. As pessoas querem ganhar dinheiro antes de ganhar cultura, e isso está destruindo sua própria história. Quando ganham dinheiro o que fazem com ele? Em que investem? O que compram? Será que elas dão importância aos impactos que podem gerar suas atividades?
    Se soubéssemos administrar esse crescimento de forma sustentável muitos problemas sociais e ecológicos, além dos econômicos, seriam resolvidos e teríamos mais equilíbrio. Espero que uma mulher na presidência tenha essa sensibilidade de prezar pelas futuras gerações, e investir arduamente na educação. Será a melhor arma para o desenvolvimento geral de nosso país inclusive o econômico.
    Um abraço
    Fernanda

    ResponderExcluir