terça-feira, 30 de novembro de 2010

Inimaginável! Nossos maiores pecados ambientais são...

Qual são nossos maiores impactos ambientais cotidianos?


por Nelmara Arbex
O que se poderia fazer diariamente, relativamente simples, sem inviabilizar a vida, e que traria o maior impacto positivo para o meio-ambiente?
Esta foi a pergunta que me fez um amigo, como disse na postagem anterior.
Li daqui e dali, e cheguei a algumas conclusões interessantes: se falarmos de reduções de emissões, o nosso principal agente poluidor não e’ o carro de todos os dias, mas vem da rede de produção e distribuição que fazem e distribuem os produtos que compramos todos os dias, em casa, no trabalho. O impacto destes produtos e’ muito maior do que usar o carro na cidade ou viajar finais de semana. Comprar produtos que não são transportados de longe faz muita diferença. O mesmo raciocínio vale para a água. A maior parte da água que consumimos esta embutida na produção dos produtos que compramos.
Primeira conclusão: consumir menos e' a melhor forma de reduzir nossos impactos.
Mas o que será que consumimos que tem os maiores impactos ambientais?
Depois de muito perguntar, cheguei a dois blocos principais de produtos que são considerados os maiores causadores de impacto ambiental.

O primeiro grupo- alimentos! Não e’ surpreendente? Pois e’.
No grupo alimentos temos cálculos que demonstram que 70% da energia e água consumida no MUNDO, assim como da química com que empesteamos o meio-ambiente e’ causada pela produção de alimentos. E pior, nas grandes cidades mais desenvolvidas, apenas 50% do produzido e’ realmente consumido. O resto vira lixo, mesmo antes de chegar ao mercado. Isto significa que estamos plantando, empesteando, transportando, poluindo, mas não estamos comendo! Fazemos todo o ciclo para jogarmos fora!
Por quê? Uma parte e’ jogada fora porque não tem a aparência que o consumidor quer, que esta' ficando cada vez mais acostumado a alimentos lindinhos, sem perceber o tamanho desperdício que isto causa. Outra parte e' descartado por ser considerado “vencido”. Como se define o que esta' vencido? Na maior parte das vezes as próprias empresas definem a validade, que esta ficando cada vez mais curta, o que força os supermercados jogarem fora mais e comprar mais.
Estes números foram apresentados no documentário “Lixo Fresco” (Frisch auf den Muell). Sim, estamos falando de uma enorme operação global, que envolve transporte massivo de alimentos, químicas, etc, e.... para ser jogado no lixo. O documentário tambem pode ser visto no youtube.
Dai’ temos a primeira grande dica para esta família: compre comida não industrializada, e não jogue fora, e aprenda que a data de validade representa algo muito mais importante para o fabricante do que para o consumidor. (Pergunte ao PROCOM sobre definição de datas de validade e você vai descobrir um universo desconhecido.)

No segundo bloco: produtos que contenham alguma forma de componentes não biodegradáveis, e componentes químicos pesados.
A surpresa aqui não e’ tão grande. A lista de produtos a serem evitados começa com química caseira que não seja biodegradável, como cloro (cândida), creolina, sabão em pó, xampus, creme rinse, detergentes, tintura de cabelos, clareadores, etc. Mas a lista não para ai' não: plásticos, produtos eletro-eletrônicos são lixos químicos ambulantes, computadores, TVs, rádios, celulares, brinquedos eletrônicos, todas estas maquininhas são super tóxicas para produzir e para descartar. Para saber mais leia este documento.

Então o resumo no momento e’ este: quem come comida não industrializada, gosta da cara “natural e nem sempre linda” dos alimentos e não joga comida fora já sai na frente na guerra pelo planeta. Quem fica de olho nos selos biodegradáveis e evita comprar produtos contaminantes, faz outro golaço.
E ai’? Vai entrar nessa?

Um comentário:

  1. Sensacional! Seria bacana você linkar suas postagens com as redes sociais. Face e Twitter, para que mais pessoas vejam seus textos, que são muito bons por sinal.

    ResponderExcluir