domingo, 16 de janeiro de 2011

Heróis armados na tela: boicote!


por Nelmara Arbex

Apesar de ser um tema incômodo e apimentado, a relação entre sustentabilidade e armas e’ um tema que deveria ser muito mais discutido.

A indústria armamentista desafia um modelo sustentável de desenvolvimento de várias formas: não ha’ transparência neste tipo de indústria, este e' um setor que utiliza recursos naturais inestimáveis para um processo destrutivo e, principalmente, eleva o nível de violência social a patamares extremamente difíceis de serem revertidos.

O documentário "Dealing and Wheeling" sobre a distribuição legal de centenas de milhares de armas de pequeno porte em países em desenvolvimento e' um marco, e explica como centenas de milhares de armas de pequeno porte entram no continente africano todos os anos, tornando-o impossível de governar.

A indústria armamentista move enormes partes da economia de diversos países, sendo o principal deles os Estados Unidos. Os gastos militares do mundo chegaram a 1.531 trilhão de dólares em 2009. 46.5 % deste total foi gasto pelos EUA, pais e’ também o maior exportador/vendedor de armas do planeta.

Com um índice de 90 armas para cada 100 pessoas este país esta' muito acima de quase qualquer estatística do tipo, como a Inglaterra, por exemplo, que conta com 6 armas para cada 100 habitantes e o Brasil, oficialmente com 9 armas por 100 habitantes.

Seria mesmo pura coincidência todos aqueles filmes americanos que mostram armas de todos o tipos? Comece a olhar os filmes americanos que mostram heróis armados com o olhar de quem vende armas... não seria esta uma fantástica propaganda? Sera' que ela e' feita de graça?

Hum...duvido.

Que tal começar imediatamente um boicote e mudar o canal na hora que eles aparecem ou não ir ao cinema para vê-los? Um bom e simples primeiro passo para nos acostumarmos com a ideia de que um presente e futuro sem armas e' possível!

ps: apesar de oficialmente o Brasil ter um índice de armas por 100 habitante 10 vezes inferior aos EUA, Interessantemente o Brasil apresenta o mesmo nível de violência que os EUA, Angola e Bangladesh. De uma olhada neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário