domingo, 30 de janeiro de 2011

Davos - nova ordem mundial, Caetano?

por Nelmara Arbex

Anos se passam e continua difícil identificar as contribuições concretas que fóruns como o de Davos trazem na prática. Claro, todo este debate, preparado para que os grandes tomadores de decisões do planeta passem a compartilhar a mesma “linguagem”, tem um mérito imenso. A imprensa/mídia global e’ polarizada pela agenda proposta pelos organizadores do Fórum Econômico Mundial e todo “candidato a líder” de qualquer coisa quer estar lá.

Mas tamanho exercício de alinhamento dificilmente pode ser medido em ações concretas.

Quando começou em 1971 o fórum juntou 444 executivos de 31 países, este ano espera-se que cerca de 2500 lideres de vários setores (governos, negócios, movimentos sociais) e celebridades da mídia (atores e cantores) passem por lá. O fórum e’ um evento fechado, somente convidados podem entrar, o que faz com que ele exerça uma atração especial sobre as lideranças de todo o mundo, que estão acostumadas ao fato de que grandes decisões são tomadas em fóruns fechados.

Este ano o tema e’ quente, mas não e' novo: a necessidade de sistemas de governança (organizações mundiais e regras mundiais) novos para ajudar os povos a gerenciarem os problemas econômico, financeiro, sociais e meio-ambientais que estamos enfrentando.

O relatório preparado pelo fórum e lançado em janeiro aponta para os 3 principais riscos a serem considerados para uma nova ordem mundial (ei, Caetano!): riscos macroeconômicos ( o sistema cresce de crise em crise, sem claras perspectivas de mudança, já que o modelo de desenvolvimento linear se mantém), crescimento da economia ilegal (economias de países politicamente instáveis crescem devido a comercialização de armas, e aumento do crime organizado, aprofundado o risco de maiores instabilidades), limites ambientais e sociais para o crescimento econômico (o mal gerenciamento dos recursos naturais e da promoção do bem-estar social que esta levando o modelo de crescimento a limites planetários).

Apontam ainda 5 outros temas de enorme relevância para a nova ordem mundial: Segurança cibernética, crescimento populacional descontrolado, escassez absoluta de recursos básicos (como água em algumas regiões), existência de armas nucleares e biológicas.

Uma das respostas propostas pelo fórum a esta situação e’ a criação da “risk response network”, uma rede que se propõe a identificar, quantificar e discutir os riscos aqui mencionados. Para saber mais sobre isto veja este link (em inglês).

Será que também vão propor uma nova Nações Unidas? Se você tivesse que propor um novo fórum de governança mundial, como ele seria? Quem deveria estar la' e poderia ajudar a realmente mudar o destino do planeta e dos povos?


ps: vale a pena ouvir e reler a letra da música "Fora de ordem" gravada por Caetano em 1991, no disco “Circulado”!, há 20 anos…

Nenhum comentário:

Postar um comentário