domingo, 6 de junho de 2010

Me preparando para Denver-USA

Imagem tirada do blog da Fast Company

por Nelmara Arbex

Na proxima semana, logo depois da abertura da Copa do Mundo, viajarei para Denver -USA para participar de uma Conferencia de Sustentabilidade da AACSB (Associate do Advance Collegiate School of Business).

Viajo pouco aos Estados Unidos, mas as vezes que estive por la foram memoraveis. A ultima vez foi uma ou duas semanas depois da eleicao do Obama, estava em Washington DC, e as pessoas exalavam uma incrivel confianca no futuro. Eu tambem estava muito feliz com a guinada na politica norte-americana. Washington e' a capital federal, onde edificios governamentais tem dimensoes modestas para uma brasileira, e tambem sede de muitas organizacoes internacionais como o FMI, sigla bem conhecida pela minha geracao que acompanhou por anos as negociacoes do Brasil com o fundo.

Naqueles dias as noticias na TV so falavam da crise financeira. No intervalo das noticias do jornal da noite apareciam diversos numeros de telefone para o espectador ligar e receber conselhos de como construir uma nova vida depois de ter perdido o direito de usar cartoes de credito. As imagens da TV mostravam filas de pessoas da classe media e media alta nos pontos de distribuicao de comida em todo o pais. Inimaginavel.

Interessantemente o unico negocio que o noticiario informava continuava crescendo era o comercio de armas de fogo, legal na maioria dos estados americanos. Os gerentes destes negocios diziam que isto era uma reacao normal nos EUA. Todas as vezes que havia crises a populacao compra armas, o mesmo aconteceu depois do ocorrido em 11 de setembro de 2001, quando terroristas explodiram as torres gemeas de Nova York usando avioes de passageiros como projeteis.

Outro aspecto que me chamou atencao foi o tamanho dos carros. Numa cidade plana e facil de locomover-se, os carros eram absurdamente grandes. A maioria dos carros eram caminhonetes de cabine dupla! Como numa convencao de fazendeiros! Nada comparavel com os carros das elegantes cidades europeias ou com a diversidade brasileira.

Talvez por isto a noticias sobre "sistema de compartilhamento de bicicletas" (Bike Sharing System) de Denver me chamou a atencao no site da Fast Company. Com uma populacao de 600.000 habitantes a cidade comecou o programa com 400 bicicletas espalhadas em 42 pontos da cidade. 3.000 cidadaos estao utilizando o servico. Mais interessante ainda e' o fato de que o sistema e' conectado com a internet e com o iPhone. Atraves destas interfaces o usuario pode localizar bicicletas, boquear e desbloquear seus cadeados, pode calcular quantas calorias queimou com o exercicio e quanto carbono deixou de emitir se tivesse feito o mesmo com um carro medio.

Nada mal para um pais que tem resistido cegamente em manter seu padrao insustentavel de vida a custa da qualidade de vida de tantos outros desta e das proximas geracoes. Tambem posso imaginar que - com foco em negocios- vao comecar a computar estas "reducoes de emissao de carbono" nas suas contas e creditos...

Esperar para ver. E na proxima semana vou ter noticias ao vivo.

Lembrete: Denver nao e' a primeira a implementar este tipo de programa. Paris, entre outras cidades, ja esta nesta ha mais de dois anos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário