segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Planeta Lula: a etnia Xucuru que se cuide...





por Nelmara Arbex

“A maioria dos brasileiros acha que Lula mudou o país para melhor” ou “Lula redescobriu o Brasil” ou “Planeta Lula” ou “ O gigante adormecido acordou” ou ainda “ Brasil passou batido pela crise” – todas estas frases de efeito foram usadas na matéria de página inteira publicada ontem no maior jornal de Berlim -Der Tagespiegel- com o título “O gigante desperta”.

Depois deste início cheio de adjetivos para Lula, o jornalista Bernardo Gutierrez de Recife descreve o programa Luz para Todos, Minha casa, Bolsa Família, Fome Zero, etc.

“De onde vem o dinheiro para os programas?”, pergunta-se o jornalista, e induz: Por exemplo dos impostos arrecadados com o crescente agronegócio, como o plantio de soja. 70 milhões de toneladas no ultimo ano.

Aí o jornalista da’ espaço para o líder João Pedro Estedile do MST dizer que 46.911 donos de terras são donos de 50% das terras do Brasil. Para promover esta expansão utilizam pesticidas de forma generosa – O Brasil e’ campeão mundial em uso de pesticidas - e plantam a segunda maior área do planeta com sementes geneticamente manipuladas (apesar das restrições legais). O país teve 194 conflitos de terra somente no Nordeste neste ano de 2010, onde grandes proprietários de terra acabam de expulsar a etnia Xucuru de suas terras.

O jornalista conclui que a reforma agrária, os conflitos em torno da terra, a proteção da reservas naturais e dos povos indígenas não foram o forte da gestão Lula.

E assim segue o país como a oitava economia do planeta, com um dos mais influentes líderes mundiais a sua frente, que exportava 26% para os Estados Unidos – de frutas a aço, de granito a mesas – hoje exporta somente 10% aos norte-americanos, mas exporta 14% para China e outros tantos para África. Assim funciona o Planeta Lula, conclui o jornalista.

fotos de Bernardo Gutierrez, em Suape e em Caete, cidade onde Lula nasceu, para Der Tagespiegel

Nenhum comentário:

Postar um comentário