sexta-feira, 15 de outubro de 2010

de Boston - Prosperidade X Pegada ecológica




por Nelmara Arbex

Aqui estamos nós num auditório da Harvard Business School, umas 60 pessoas, discutindo como vamos desenhar uma ferramenta para podermos ter uma visão geral dos impactos sociais e ambientais das atividades empresariais. "Integrated reporting: An Action Plan".

Que tipo de relatório de impacto de atividades deveriam as empresas produzir para que pudéssemos reduzir a “pegada sócio- ecológica “ destas atividades, e talvez, podermos de verdade pensar em um modelo de desenvolvimento onde prosperidade não signifique destruição?

Concordamos que os relatórios de sustentabilidade atuais não estão cumprindo este papel, apesar de serem ferramentas poderosas para melhoria da gestão e de transparência – precisaríamos ter muito mais deles e em formatos melhor definidos para que cumprissem o papel que gostaríamos que cumprissem. Concordamos também que os atuais relatórios financeiros tampouco servem ao seu propósito. Além de muito a ser feito na definição do conteúdo deles (ambos), deveríamos– por exemplo- ser capazes de organizar a informação contida neles de uma forma internacionalmente aceita e de fácil acesso (talvez em tempo real, monitorada em todo o planeta ?).

Na sala estão os(as) líderes das organização de contadores e auditorias, representantes de fundos de investimento, especialistas da universidade de Harvard, líderes de ONGs globais ligadas a questão de relatórios de sustentabilidade, empresas, e outros interessados nesta conversa.

Papo super interessante. Boas cabeças ligadas. Mas so’ o começo de uma jornada que deve ainda levar uns 10 anos...

Malu Pinto,consistente pensadora e gestora dos temas de sustentabilidade reconhecida internacionalmente, do Banco Santander do Brasil, esta' tambem aqui. Com as antenas ligadíssimas.
ps: para saber mais sobre esta imagem clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário