segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Filminho para acordar candidatos: agronegócios, direitos humanos, desmatamento



por Nelmara Arbex

A TV alemã começou uma semana de documentários sobre a questão da produção de alimentos e sobre a fome. (Se quiserem saber mais, me escrevam.)

O filme de hoje “Hunger” (Fome) passa pelo Kenia – onde comunidades estão morrendo de fome porque os grandes produtores rurais desviam os leitos dos rios para irrigar campos de flores para exportação; pela Índia – onde os agricultores que plantam algodão transgênico comentem suicídio frente ao desespero da fome que inesperadamente os assola; pelo Haiti – onde a população não sabe ou não quer mais plantar nada e morre faminta ao redor de cidades sujas e paupérrimas; e claro, pelo Brasil.

Quando chega no Brasil o documentário visita enormes campos amazônicos recém saqueados pela retirada de madeira ilegal, depois os transformados em pasto, depois passa por iiiiimmmmeeeensssaaas plantações de soja e grãos. Quem tem duvida se o desmatamento esta avançando sobre a floresta –como eu tinha- vai se convencer depois destas cenas singelas.E de helicóptero localizam facilmente 600 hectares de floresta que recém viraram plantações, entre vários outros desmatamentos ilegais facílimos de ver.

O documentário entrevista ainda pequenos produtores locais amazônicos sendo escorraçados pelas grandes empresas agrícolas e coleta denuncias de assassinatos nas grandes plantações do Mato Grosso. Ainda entrevista o prefeito de Sorriso, que não tem duvida de que “o meio-ambiente esta ai' para servir o homem, que claro e’ soberano”.

Tudo ali na cara do telespectador. Nada de exageros. Tudo simplesmente mostrado. De fácil acesso. Qualquer cidadão poderia perguntar o que eles perguntaram. Qualquer candidato também.

E sabemos disto tudo, não e’ mesmo? O que podemos fazer para que o Brasil não seja esta imagem do pouco caso? O que planejam fazer os candidatos? E pensar que temas como estes foram um dia bandeiras do Partido dos Trabalhadores... me lembro muito bem.

As recentemente publicadas declarações de Dilma sobre “tolerancia zero com desmatador”, cheio de palavras fáceis e soluções rápidas não me convencem. Esta e’ uma situação gravíssima, sem solução fácil, mas que precisa ser urgentemente discutida e enfrentada.

Mas ainda não ouvi Serra falar sobre isto. Acho que foi corajoso quando quebrou a patente dos remédios para AIDS e conseguimos distribuir quase gratuitamente os medicamentos a pacientes brasileiros, com fabricação própria. Seria genial usar esta coragem para enfrentar os dilemas da área do desenvolvimento/grandes empresas X florestas X pequenos produtores. Mas parece que ele ainda esta precisando de uma bussola para acertar o rumo...

Um dia os desesperados pela miséria e pela fome (miséria definida em termos de falta de educação ou perspectivas) vão migrar e avançar sobre as populações mais ricas, e nada vai para’-los porque eles não tem mais nada a perder. Não acho que estamos longe deste momento. E’ preciso fazer algo para que isto não continue”. Assim termina o documentário, com as palavras da impressionante Suman Sahai – especialista na relação entre tecnologia genética e fome, que aparece na foto acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário