terça-feira, 9 de novembro de 2010

Lixo nuclear: e se fosse herança do império romano?


por Nelmara Arbex


Acabou hoje. 92 horas de manifestação ininterrupta, cerca de 5000 velhos, jovens e crianças com colchões, comida e tudo. Em volta deles se revezam 20 mil policiais. Pelos trilhos do trem entre eles se aproximam 123 toneladas de material altamente radioativo, que ficara' guardado nos próximos 100 a 10000 anos em túneis profundos perto da cidadezinha de Gorleben na Alemanha. Um armazém provisório. Não ha' armazém definitivo.

O carregamento vem da França onde foi tratado e embalado para ser guardado, como manda a legislação internacional. Os manifestantes sabem que não podem devolver o lixo, que e’ deles. Se trata de atrasar o transporte e chamar atenção de todos para mais um carregamento recorde de contaminação. O custo do transporte chegou a 50 milhões de euros.
São 12 mil toneladas de lixo atômico produzidos por ano mundialmente. Não ha' o que fazer com ele. Ha' propostas de guardarmos este lixo na Antártida, ha' também a idéia de enviar tudo para o sol. Alguns elementos demoram 24mil anos para serem totalmente neutralizados, como o Plutônio. A parte mais leve precisa de cerca de 2mil anos. Este e' o tempo necessário de armazenamento. Se energia nuclear tivesse sido utilizada na época do império romano, somente em nossos tempos o lixo estaria parcialmente descontaminado. Este e’ o legado do nosso tempo `as próximas gerações.
O banco PNB Paribas esta’ também no foco das campanhas como um financiador de energia nuclear, inclusive no Brasil, onde a tecnologia que o Brasil tem direito a usar e’ considerada ultrapassada e perigosa.
Pode imaginar a nossa precária situação se os romanos tivessem desenvolvido esta tecnologia dois mil anos atrás? Que sorte a nossa que não conseguiram e não contaminaram todo o planeta! Os próximos habitantes do planeta já não terão tanta sorte.

E aí ? Vai energia atômica aí meu povo?




2 comentários:

  1. Nelmara, James Lovelock diz que deveríamos ampliar o uso da energia nuclear em "países populosos e com restrições de espaço", face o dano maior provocado pelos combustíveis fósseis(aquec. global). O que vc acha?

    ResponderExcluir
  2. Oi Enigma. Bom ponto. Um pouco do contexto para os leitores: James Lovelock - o maior planetologo vivo- fala sobre isto no livro Vinganca de Gaia, tambem em portugues. O que ele explica no livro e' que a emissao de CO2 por combustiveis fosseis acontece a uma escala tao imensa, tao descontroladamente, que os desastres ambientais so' vao continuar crescendo. Como ele acha que nao ha' serios esforcos em grande escala para reducao de emissoes, ele propoe que a energia nuclear seja considerada uma alternativa para reducao imediata de emissoes, como transicao, ate' que energia limpa seja tb produzida em grande escala.
    Acho esta uma proposta provocadora, pois ele e' um grande inimigo da energia nuclear. Uma proposta que deveria fazer todos pensarem o que mesmo estamos produzindo/consumindo que valha a pena destruir parte da vida no planeta ou que valha manter armazens de radiacao mortal por centenas de geracoes...
    O que mesmo precisamos tanto para pagarmos preco tao alto?

    ResponderExcluir