domingo, 21 de novembro de 2010

Qual seria a sua dica para esta família?




por Nelmara Arbex

Um amigo me perguntou o que eu recomendaria a uma família de classe média de uma cidade grande para mudar em seus hábitos e contribuir de forma significativa para redução da destruição ambiental. Deveria ser algo não tão difícil para fazer, mas que tivesse a maior chance de redução de impacto ambiental negativo.

Achei a pergunta difícil, fiquei imaginando se me perguntassem isto em público o que eu responderia.

E gostei da pergunta porque acho, como ele, que ninguém esta' a favor da destruição ambiental (*), mas que em geral não sabemos o que fazer para ter impacto significativo, sem mudar a vida que temos de forma radical em curto prazo. Ninguém se ajusta a mudanças radicais facilmente, nem quando elas são super positivas.

Pensei e cheguei a algumas conclusões muito óbvias, necessárias, mas muito genéricas, como por exemplo “consuma menos”, ou “deixe o carro em casa e vá de ônibus ou metro”, “consuma pouca água”. Apesar de tudo isto ir ao coração da questão, acho que o maior desafio seria dar uma dica que respondesse: o que se poderia fazer diariamente, que fosse relativamente simples, sem inviabilizar a vida mais ou menos como ela e', e que traria o maior impacto positivo.

Qual seria a sua dica?

Mais sobre minhas descobertas na próxima postagem.


(*)pensava que ninguém poderia imaginar destruir a natureza ate' eu descobrir que ha' grupos organizados de cidadãos americanos “pelo direito de destruir o planeta”... um deles se chama “drill baby drill” ... mas esta e' uma outra história. Ja' pensou se a moda ignorantepega?


Um comentário:

  1. Oi Nelmara, tudo bem!!
    Gostei muito do seu blog, bem original nos textos, parabéns.

    Minha dica para todo mundo é: Conheça os problemas, as pessoas não fazem nada se não souberem dos perversos problemas do mundo. Aí só a partir daí as pessoas conseguirão fazer essa mensuração do que dá pra se fazer realmente e o que traz maiores benefícios para nossa Madre Terra.

    Conheça meu blogue (http://www.zonadeequilibrio.com.br/)quando tiver tempo. Caso não conheça o grupo de Blogueiros Ambientais, acho que seria uma boa você participar. No meu blogue na parte de campanhas tem um link para você se associar, caso não seja ainda....

    Me forneça um banner para eu incluir seu blogue nas indicações do ZE, ;)

    Abraços
    Apoena

    ResponderExcluir