sábado, 12 de fevereiro de 2011

Julia: viver com 7 bilhões vai exigir muito bom humor e boas idéias



por Nelmara Arbex


Ha' três dias nasceu Julia Charlotte, filha dos queridos Leontien e Robert, aqui em Amsterdam. Neste mesmo dia, antes de receber a notícia, comprei o último número da National Geographic que anuncia na capa a nova marca populacional do planeta: “ Population 7 billion – how your world will change” (População 7 bilhões – como seu mundo vai mudar).
Quando eu nasci, na década de 60, a população do planeta estava por volta dos 3 bilhões. Não há mais rios ou mais terra, nem mais metais ou mais ar fresco do que tínhamos então, mas as mesmas reservas tem que agora sustentar 7 bilhões de pessoas, mais do que o dobro. Se o crescimento continuar mais ou menos nas mesmas condições de agora , quando Julia tiver 15 anos seremos 8 bilhões, quando tiver 35 anos seremos 9 bilhões. E na média consumimos por pessoa mais do que antes.
Quanto pode a Terra suportar? Que modelo de desenvolvimento pode oferecer as melhores condições de vida para o maior número de pessoas possível? O que podemos fazer agora para garantir este futuro? Estas são as principais perguntas do nosso tempo que vão estar presentes no cotidiano de Julia.
Talvez um dos pontos mais interessantes da matéria e’ a explicação de que, neste momento cerca de 1,8 bilhões de mulheres estão na idade da maternidade. Se elas tiverem uma criança a menos do que as mães delas tiveram, chegaremos em 2045 com cerca de 8 bilhões, se mantiverem o mesmo número seremos 10,5 bilhões.
E lembre-se de que a China – com 1,5 bilhões de habitantes - sobretaxa com impostos pesados famílias com mais de uma criança. Se não tivessem iniciado esta política desde 1979 a população planetária seria neste momento ainda maior.
No modelo de desenvolvimento atual cerca de 1 bilhão de pessoas estão sofrendo doenças relacionadas ao não acesso aos recursos básicos como água ou alimentos.
Mas como não vamos mudar este rumo na próxima década muitas organizações fazem um chamado por idéias criativas para melhorarmos a vida de quem já está aqui ou estará por aqui em breve, como a Population Fundation”. Há quem diga que o melhor a se fazer e’ garantir crianças bem alimentadas e educadas na escola para que elas tenham boas ideais, pois vamos precisar de todas elas.
Uma das formas de fazer isto também e’ repensarmos nosso modelo de consumo. Consumir de forma diferente, principalmente na escolha dos alimentos e como utilizamos produtos químicos, como falamos neste blog recentemente.
E claro que precisamos fazer tudo isto aproveitando muito desta aventura inenarrável que e’ estar vivo no planeta Terra!
Muita diversão, saúde e inspiração para você Julia! Bem-vinda!

ps: imagem publicada pela National Geographic. Veja o video.

Nenhum comentário:

Postar um comentário