sábado, 20 de fevereiro de 2010

Ano Novo Chinês – Ano do Tigre

por Nelmara Arbex

Cheguei a uma reunião internacional de executivos dia 18 e fui recebida com um “Feliz Ano Novo” por um deles. Precisei de uns segundos para lembrar que a pessoa em questão era de Hong Kong e que se tratava do Ano Novo chinês. Ano do Tigre. Hoje pela manhã, fui a um templo budista da cidade para um dia dedicado aos bons pensamentos e energias para este ano novo. Deixei lá meu incenso, pensei muitas coisas boas, e no almoço chinês conversamos sobre as características do tigre.

Estive na China em 2008 pela primeira vez. Fui a Beijing e à Muralha da China. Fui participar como palestrante de um seminário sobre responsabilidade corporativa empresarial que se estendia por toda uma semana. Além de escutar palestras, dei um dia inteiro de aula. O seminário era organizado por uma agência governamental chinesa, universidades de lá e da Europa e outras organizações. Os participantes eram todos chineses e eu tinha tradução simultânea todo o tempo. Três outras cidades assistiam a aula através de um sistema de transmissão simultânea . O escândalo do leite tinha acabado de acontecer e eu recebi muitas recomendações pra nao dar este tema como exemplo. Nao precisei. Um dos participantes o fez.

O nível de interesse e concentração era impressionante. Estes dias na China foram um marco importante na minha educação pessoal e profissional. Escrevi um artigo sobre este período que foi extremamente rico e representou muito para mim (veja aqui).

Agora fico imaginando aquelas pessoas tão antenadas, querendo aprender sobre tudo, que nunca cansam e nunca param, cidadãos da maior e mais impressionante nação que a humanidade foi capaz de construir, agora sob inspiração do espírito do tigre…

Nenhum comentário:

Postar um comentário