quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Design sustentável - ares de Barcelona

por Nelmara Arbex

Cheguei a Barcelona para reuniões com diferentes tipos de organizações governamentais, não-governamentais e consultorias em torno da agenda de responsabilidade corporativa da região da Catalunha.

Hoje à noite, antes das reuniões organizadas para amanhã, vou jantar com um grupo de jovens e muito engajados consultores na área do desenvolvimento sustentável da LAVOLA : Enric Pratginestos, Anna Fuster, Anna Alcubierre e Amanda Ortega.

No avião, li um artigo interessante publicado na HollandHerald – Feb 2010 sobre Design. O artigo se chama “ Creating the future” (Criando o Futuro) e começa com a frase “a cara do design está mudando e está se tornando definitivamente 'verde', quanto mais buscamos soluções ecológicas para nossas necessidades, Jane Szita checa o que vem por aí”.

Alguns pedaços me chamam particularmente a atenção. Logo na introdução, a autora menciona que Tim Brown – CEO da IDEO e autor do livro “Change by Design: How Design Thinking Transforms Organizations and Inspires Innovation” (e do blog designthinking.ideo.com) - disse recentemente na reuniao da TED Global em Londres que os designers do futuro deverão ser menos os criadores de objetos cheios de brilho de hoje e mais como Isambard Kingdom Brunel – o criador do grande projeto das ferrovias Britain’s Great Western Railway, cuja rede visionária de pontes, túneis e viadutos tinha como objetivo propiciar a experiência de “flutuar sobre os campos”.

Fui ao site do TED e escutei a palestra de 16 minutos. Inspiradora e prática. Recomendo.

O artigo ainda comenta o modelo “Cradle to cradle”, o projeto texxi, entre outros.

O que mesmo andamos fazendo no Brasil no campo do design sustentável?

Nenhum comentário:

Postar um comentário