segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como foi Denver? Escolas de Negocios Responsaveis?

Centro de Denver-USA na manha do dia 13 de junho

por Nelmara Arbex

A parte logistica da viagem a Denver nao foi nenhuma maravilha. A facilidade da ida, atraves de Detroit, foi completamente esquecida na volta, quando tempestades na regiao de Atlanta na ultima terca 13 de junho cancelaram os voos que iriam para e partiriam daquela cidade, inclusive o meu, rumo a Amsterdam. Assim, fiquei mais uma noite em Denver que pode ser um otimo destino para quem quer conhecer o tumulo de Bufalo Bill e um dos muitos trechos encantadores das Montanhas Rochosas.

O evento no qual participei era bastante impressionante, organizado pela AACSB, uma associacao de escolas de negocios baseadas no Estados Unidos, mas tambem com parcerias em outros paises, reuniu mais de 170 representates para discutir a inclusao de temas como Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade no curriculo das faculdades de administracao e negocios (Business Schools). Cerca de 50 destas escolas sao signatarias dos Principios para a Educacao Responsavel de Gestores (PRME).

Os modelos de implementacao variam bastante. Ha iniciativas relacionadas com as praticas das escolas -como instituicoes- no campo da sustentabilidade, outras relacionadas com o oferecimento de oportunidades para os alunos praticarem os principios da sustentabilidade em projetos reais, as vezes como empreendedores sociais, outras iniciativas procuravam oferecer uma base solida para a formacao geral dos alunos na area, outras ainda estavam mais voltadss para conteudos praticos relacionados ao gerenciamento, enfim, havia de tudo e algumas escolas oferecem de tudo isto um pouco. Um dos modelos mais interessantes e' o de UCLA, que espero poder apresentar numa entrevista em breve.

Todos concordam que o movimento por "medir os impactos e contribuicoes" para a sustentabilidade e' e sera' o grande ponto de inflexao para todas estas conversas, ja' que obrigara' muitos dos temas a serem mais ligados a realidade cotidiana dos gestores.

O consideravel nivel de desconhecimento destes coordenadores de programas sobre o tema tambem merece mencao. Outro ponto marcante e' a unanimidade sobre o fato de que esta e' uma demanda totalmente gerada e puxada pelos alunos destas escolas - seus principais clientes- e que o corpo docente esta mais do que despreparado para atender a demanda. Interessante, nao? Como sera' que estamos no Brasil?

Ah...Se vi as "bicicletas" que comentei na postagem anterior?
Nao. Nao as vi. Nem no centro. Perguntei a algumas pessoas e elas me disseram que estao sendo implantadas na regiao universitaria principalmente, onde nao estive. Uma pena.

ps: a melhor dica da cidade e' o Museu de Natureza e Ciencia onde, emocionada, assisti ao filme "Hubble" (o mais incrivel telescopio)- numa tela iMax. Se voce tiver a chance, nem pisque, va'. Esta viagem teve outros aspectos cientificos fantasticos, sobre os quais falarei outro dia. Aguarde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário