domingo, 6 de junho de 2010

Nespresso? Sustentavel? What else George Clooney?




por Nelmara Arbex

Acabo de dar de cara com uma propaganda de uma marca de cafeteira muito conhecida na Europa - Bodum. A campanha provoca "Make taste, not waste" (Produza sabor, nao lixo). Veja a foto acima.

Como se ve na foto, a campanha faz alusao `a cafeteira expressa da Nestle, chamada Nespresso, "A arte de fazer o expresso", cujo processo tem como residuo uma pequena latinha de aluminio para cada xicara de cafe produzido na super charmosa maquininha.

A Bodum e' conhecida nao somente pela qualidade do material que utiliza em suas cafeteiras, mas tambem por ter se dedicado a fazer um cafe de alta qualidade com residuo quase zero, ja' que nao utiliza nenhum tipo de filtro descartavel. No final do fazer o cafe' ha' somente o cafe fresco e o po', mais ou menos como faziamos no coador de pano, mas de um jeito lindo, chique e sofisticado. De uma olhada no site da empresa.

A reciclagem do aluminio, apesar de possivel e de alta qualidade (o aluminio original nao se degrada para outro de qualidade mais baixa durante o processo), nao e' facil de fazer em nenhum lugar do mundo. Exige coleta mais que domiciliar e utiliza grandes quantidades de energia.

Os representantes da Nespresso no Brasil ainda nao conseguiram resolver o problema da coleta e reciclagem das capsulas de aluminios produzidos. Pelo menos esta nao e' a informacao que se consegue no site, que diz "Planejamos criar um sistema de recolha nacional...". Isto apesar do Brasil ser recordista mundial como reciclador de aluminio.

Sera que esta conta ainda vai fechar?
Ou sera melhor voltar para o cafe de pano ou para uma Bodum?


Um comentário:

  1. por Alexandre Arbex
    Como usuário Nespresso tenho a preocupação constante com o resíduo final do prazer de tomar um café, não existe por parte da empresa um sistema de reciclagem ou sequer uma orientação de que as cápsulas de alumínio podem ter este destino, por enquanto faço o que posso abrindo as capsulas, destinando o pó para o lixo orgânico e o aluminio para a reciclagem.

    ResponderExcluir