sábado, 12 de junho de 2010

Negocios de futuro!



por Nelmara Arbex

Se voce clicar aqui - Sustainable Brands - voce vai cair numa pagina da internet onde estao descritos os 10 premiados do concurso "SB Innovation Open - where the brands&design&sustainability communities come together to shape the future" (onde as comunidades de marcas&design&sustentabilidade se encontram para dar forma ao futuro), que aconteceu de 7 a 10 de junho em Monterey-California. A inicativa e' da Sustainable Life Midia, com apoio de muitos parceiros.

Os negocios selecionados se propoem a oferecer solucoes inovadores para problemas de grande escala relacionados `a qualidade de vida e sustentabilidade. Todas ja' testadas "em campo".

Voce vai encontrar no primeiro lugar (BioLiteStove) uma dupla que desenvolveu um fogareiro a base de lenha (a lenha ainda e' utilizada por 3 billions de pessoas no planeta diariamente para cozinhar ou aquecer) que tem muitas vantagens sobre todos os outros ja desenhados, como a reducao da quantidade de lenha necessaria, reducao da geracao de fumaca, e uma pequena geracao de eletricidade... e a mais baixo custo do que os antes desenhados.

Outra dupla (korwater) que esta desenvolvendo varias formas de limpar a agua para consumo humano, tentando desbancar parte do bilionario negocio de engarrafamento e venda de agua potavel, que remunera seus acionistas com 50 bilhoes de dolares por ano.

Ou ainda o projeto de implantar fazendas urbanas (cityscapefarms) para fornecer vegetais e frutas frescas nos centros urbanos com baixo custo e baixo impacto ao meio-ambiente, utilizando agua de chuvas e ainda criando peixes.

O leitor pode inclusive baixar o plano de negocios dos selecionados.

Nada mal! Quanto mais se le, mais se tem vontade de pensar em como implementar estas ideias em nossas cidades mal planejadas e nas areas florestais e rurais, onde sao tantos ainda as necessidades basicas.

E ai? Alguem se habilita a fazer algo parecido no Brasil? E' so' me avisar que eu topo!

ps:
Nao confunda "negocios inovadores criados para solucionar problemas relacionados `a sustentabilidade", como os que descrevemos aqui, com "negocios sustentaveis", que seriam negocios com impacto financeiro, social e ambiental positivos. Os descritos aqui ainda nao foram analisados sob esta perspectiva. Outra tarefa urgente para todos os negocios.



Nenhum comentário:

Postar um comentário